quinta-feira, 29 de setembro de 2011

O evangelho segundo a carne (BOOKTRAILER)






SOBRE O AUTOR:
Guilherme Junqueira tem apenas 23 anos, é escritor, artista plástico e experimentador audio-visual,e tem como material central de toda sua criação artística o leque de questionamentos e possibilidades da contra cultura das grandes cidades, não gosta de rótulos e odeia quando dizem que seu trabalho é focado num publico especifico, o público GLBT.

"Minha arte é para todos aqueles que estão abertos para ela"

Suas personagens transitam entre o bem e o mal, o vício e a paixão, a morte está sempre presente em seus textos assim como o súicidio é um tema recorrente em sua obra 
Junqueira é natural de Tatuí, interior de São Paulo mas ha três anos mora na capital, pois havia ganhado uma bolsa de estudos  para estudar teatro no grupo "Os Satyros" e tinha como grande sonho de entrar no elenco do "Teatro Oficina". 
Durante os anos em São Paulo encenou, escreveu e dirigiu algumas peças e mais tarde trabalhou como comentarista teatral no site "Teatro online", seu primeiro curta metragem foi selecionado para a mostra "Mix Brasil de Cinema" e seus dois primeiros romaces, "Suicida Rock`n Roll" (2010) e "O evangelho segundo a carne" (2011) foram lançados pela editora Giostri.  
Quando perguntado pela polêmica gerada em torno do seu novo livro Junqueira responde:

"Minha religião é a vida e Deus está dentro de mim, respeito todas as religiões, mas abomino as empresas-religiosas"
 
SINOPSE:
O evangelho segundo a carne utiliza-se da fábula de um anjo que cai apaixonado na terra(Lyrael) por um garoto potencial suicida (Matheus) para discutir os valores morais e hipocresias da sociedade moderna.
O anjo Lyrael tem 4 dias como humano, e uma missão: Fazer com que Matheus apaixone-se por viver novamente, só que para isso deverá engolir sua paixão e soterrar seus sentimentos, já que o céu não permite ...o amor entre iguais.

CRÍTICA:
Já na segunda obra, o rapaz, de pouco mais de vinte anos, reaparece mais maduro, sua linguagem está solta, num ritmo alucinante que faz com que o leitor não queira parar de ler.
O título um tanto polêmico vai se tornando coerente à medida que a história de amor entre os anjos Samyaza e Lyrael toma vulto. Já na introdução há a referência à cobiça dos anjos pela sexualidade dos homens e o leitor é convidado a participar da “bad trip” dos personagens.
Ambientado no verão de São Paulo (cinza e inundada de água e sujeira), o enredo é dividido em três partes (O Acordo, A Catadora de Papelão e Obsessão) e gira em torno da luta do anjo Lyrael para salvar a alma de seu grande amor Samyaza/Matheus, que vive deprimido após a morte do namorado Lucas.
Mais do que o romance e o tresloucado triângulo amoroso da trama, Guilherme abre discussão e questionamento sobre princípios e valores intrínsecos do Homem, como vida e morte, amor e desamor, fé e ateísmo. Ao questionar a existência de Deus — o deus propalado pelas instituições religiosas, como um ser superior que pune e castiga os fiéis—, o autor apresenta uma visão mais humanizada e contemporânea do divino.

Se pelo título o leitor poderia pensar que o livro é um escárnio e sátira ao sentimento religioso, ao chegar à última linha fica-se com a nítida impressão de que a obra é uma reflexão profunda sobre o sentimento mais sublime do ser humano, o amor à vida. E sexo é vida, é amor e, portanto, divino.
 
(MAURÍCIO MELLONE: Jornalista/Blogueiro)

INFORMAÇÕES:
 

  • Editora: Giostri

  • Autor: GUILHERME JUNQUEIRA

  • ISBN: 9788560157587

  • Origem: Nacional

  • Ano: 2011

  • Edição: 1

  • Número de páginas: 172

  • Acabamento: Brochura

  • Formato: Médio

  •  
    O livro pode ser encontrado na prateleira em São Paulo na Livraria da Villa, no Bofetada Club ou na Martins Fontes, mas pode ser adquirido pelos sites da livraria Cultura, Saraiva e Submarino, o valor médio é de R$ 30,00
     


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário